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A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX . **BONILLA, Maria Helena**



As aceleradas modificações nas áreas tecnológicas e científicas que estamos vivenciando, resulta de uma globalização emergente em que o indivíduo se ver cercado de variadas informações que em grande parte é proporcionada pelo conhecido “mundo virtual”. Imersos e participantes desse processo, nos vemos bombardeados constantemente por inúmeros conhecimentos científicos ou não. Sendo assim, necessitamos ficar alerta, selecionando o que devemos agregar a nossa formação, o que de fato contribuirá para melhorar ou destruir certas concepções. Ou seja, temos de ser, por obrigação e excelência, seletivo!
Se para um adulto que já possui certo grau de experiência, toda essa imutável chuva de informação nos faz titubear, imaginemos uma criança que está em via inicial de aprendizado... É fato! Elas nasceram nesse meio, nessas céleres modificações tecnológicas que proporciona, por conseguinte, mais rapidez no acesso ao conhecimento, seja por televisão, rádio, telefone ou/e internet. No entanto, esse indivíduo (a criança) co-autor do procedimento de aprendizagem ainda está em fase de: o que selecionar para agregar a si?! É quando a família em concomitância com a escola e o professorado deve ensinar como selecionar.
Assim, o estudo desse texto nos dá margens a vários questionamentos: As escolas estão acompanhado as velozes transformações tecnológicas e científicas? Os professores emaranhados nesse contexto estão abertos às inserções de novos equipamentos na sua práxis? E a escola está pronta para receber essas constantes variantes que influenciam diretamente na aprendizagem do aluno?
A priori é preciso estar ciente que os aparatos tecnológicos não têm que ser vistos apenas como simplórios equipamentos, ao contrário, eles devem integras-se ao processo de aprendizagem.
Contudo, os equipamentos já inseridos no espaço escolar têm que fazer parte da metodologia, do exercício de aprendizado dos discentes.

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