Durante muito acreditei que estes softwares fosse mais vunerável. Que ele era fonte de problemas e que meu pc só iria ficar mais lento com este software instalado nele! Desterrei quando descobri meu grotesco equivoco! Que tudo que eu pensava era EXATAMENTE o contrário. Que nada verdade os software livre permite LIBERDADE do usuário em saber com o que estamos manuseando. Que ele pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. Opondo-se ao Software proprietário.
Desmestificar conceitos pré-estabelecidos foi isto que me proporcionou esta matéria! Mais que uma disciplina obrigatória para a formação de um futuro pedagogo esta contribuiu para a minha formação pessoal. Atualmente, tenho uma nova concepção acerca destes softwares!
Qaundo um software é livre temos liberdade para:
- A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
- A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
- A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Os software livres estão em nossas vidas cada vez mais... é video, é rádio!!!
ResponderExcluirPois é Manuu... É A LIBERDADE que cada vez mais se aproxima de nós!!!