. A escola não pode ignorar a influência da internet na vida das pessoas da sociedade moderna. Ao contrário, a escola pode utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Alguns dos principais ganhos pedagógicos possíveis com a internet são: • Acessibilidade a fontes inesgotáveis de assuntos para pesquisas. • Páginas educacionais específicas para a pesquisa escolar. • Páginas para busca de software. • Comunicação e interação com outras escolas. • Estímulo para pesquisar a partir de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade dos próprios alunos. • Desenvolvimento de uma nova forma de comunicação e socialização. • Estímulo à escrita e à leitura. • Estímulo à curiosidade. • Estímulo ao raciocínio lógico. • Desenvolvimento da autonomia. • Possibilidade do aprendizado individualizado. • Troca de experiências entre professores/professores, aluno/aluno e professor/aluno. É importante destacar que a navegação na internet precisa de bom senso, intuição e gosto estético. Bom senso para saber selecionar, em rápidas comparações, as páginas mais importantes. Intuição para aprender por tentativa, acerto e erro a localizar o que procuramos. Gosto estético para reconhecer e apreciar as páginas melhor elaboradas. A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor proporcionar um clima de confiança, abertura, cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor ao estabelecer relações de confiança com seus alunos por meio do equilíbrio, competência e simpatia com que atua. O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados Apesar de todas as vantagens, o acesso à internet também tem alguns problemas. A escola precisa estar preparada não só para utilizar o que a internet traz de positivo, mas também para lidar com seus aspectos negativos, como: • Muitas informações sem fidedignidade. • Lentidão de acesso quando o serviço da empresa que possibilita a conexão à rede é de baixa qualidade. • Facilidade no acesso a sítios inadequados para o público infanto-juvenil. • Confusão entre informação e conhecimento. O conhecimento não se passa, mas cria-se e constrói-se.
Uma boa vantagem é das ferramentas do blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados a respeito de construção de páginas na internet. Assim, professores e alunos podem criar blogs para expor e trocar idéias a respeito de conteúdos das disciplinas escolares, bem como para publicar seus trabalhos. Isso tudo com o auxílio do técnico em multimeios didáticos. Projeto pedagógico com a utilização da internet Para que a escola passe a utilizar a internet como recurso pedagógico, é importante que os profissionais da educação sejam conscientizados sobre suas implicações e aspectos positivos e negativos, conheçam seus serviços e sejam capacitados para trabalhar com suas ferramentas com fins pedagógicos. Além disso, é necessário que a escola elabore um projeto pedagógico com esse fim. Ter um projeto é fundamental para a definição dos objetivos, para a organização e o planejamento das atividades a serem executadas e para a avaliação dos resultados. É fundamental lembrar que a internet é mais um recurso que pode ser aproveitado a favor da educação, mas é preciso haver planejamento para que sua utilização pedagógica pela escola não se perca no meio do caminho. A internet é mais um canal de conhecimento, de trocas e buscas. A internet não substitui. Ela facilita, aprimora as relações humanas, elabora novas formas de produção, estimula uma cultura digital, libera tempo, une povos e culturas. Gera uma nova sociedade
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