Pular para o conteúdo principal

O que é metareciclagem?

Uma maneira muito interessante de reunir pessoas com idéias em comum para troca de idéias sobre preservação ambiental. Uma idéia sobre a apropriação de tecnologia em busca de transformação social. Esse conceito abrange diversas formas de ação: da captação de computadores usados e montagem de laboratórios reciclados usando software livre, até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.Não foi uma reunião de notáveis que criou um grupo, foram pessoas que se aproximaram porque tinham interesses e perspectivas em comum. Ou seja, MetaReciclagem é uma metodologia, um nome que algumas pessoas usam para definir e identificar uma maneira de lidar com a tecnologia, e que tem por objetivo a apropriação tecnológica para a transformação social. MetaReciclagem, estruturalmente, aproxima-se mais de um movimento que surgiu de baixo para cima e que permanece aberto a quem quiser participar. É por isso que a MetaReciclagem não tem sedes, mas Esporos: pessoas que fazem MetaReciclagem em um lugar. Outras pessoas ficam sabendo, decidem fazer MetaReciclagem em outro lugar e saem fazendo. E não precisam passar por um processo longo de aprovação.

Comentários

  1. Interessante, esse conceito. Infelizmente não há política pública para fomentar essa prática. Seria tão viável, oficinas para reciclar peças de computador. Muitos garotos da comunidade, poderiam transformar sua realidade com isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LOUSA DIGITAL: um recurso didático interativo para o professor

A lousa digital é um equipamento tecnológico que fora disponibilizados nas escolas municipais de Fortaleza-CE. Ele é equipado com: teclado, computador, mouse bem como uma caneta que proporciona a interatividade. Esse equipamento fora desenvolvido, segundo documento publicado pelo FNDE , pelas Universidades Federais do Sul e nordeste (Santa Catarina e Pernambuco, respectivamente). Assim, [...] ele foi desenvolvido ainda como um dispositivo leve e portátil, podendo ser levado pelos professores para as salas de aula. O equipamento é interligado aos laboratórios ProInfo e contém teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia. (BRASIL, 2012)  Muito interessante o equipamento, porém em algumas escolas do município de Fortaleza se torna inviável a utilização desse recurso pedagógico devido a inúmero motivos. Dentre eles podemos citar a pouca quantidade para atender as diversas salas, ademais muitos professores

A importância da Tv e vídeo na Educação

O uso didático da televisão e do vídeo teve a sua raiz no cinema. Pouco tempo após a sua invenção, filmes cinematográficos educativos começaram a ser usados nas salas de aula. Antes disso, porém, o que havia à disposição de professores e alunos eram imagens fixas projetadas por meio de aparelhos como as então denominadas “lanternas mágicas”. O uso do cinema educativo para o ensino médico logo provou ter grande importância. Franceses e Alemães foram os pioneiros do cinema científico. A micro cinematografia e a condensação artificial do tempo permitiram que muitos fenômenos biológicos e o comportamento de microorganismos pudessem ser cuidadosamente observados. Filmagens no interior do corpo humano foram possíveis graças ao desenvolvimento da endocinematografia e logo várias especialidades médicas se beneficiaram da nova possibilidade. A separação de duas irmãs xilófagas, em 1907, foi registrada no primeiro filme médico brasileiro. Desde então, várias instituições como o Institut

Tv,Vídeo e Educação.

A força da linguagem audiovisual está em que consegue dizer muito mais do que captamos, chegar simultaneamente por muitos mais caminhos do que conscientemente percebemos e encontra dentro de nós uma repercussão em imagens básicas, centrais, simbólicas, arquetípicas, com as quais nos identificamos ou que se relacionam conosco de alguma forma